sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

 
Velhas amizades parisienses

Lip é um amigo que eu já conhecia antes de nascer. Veio com a emigração política brasileira do início dos anos 1990 e veio para ficar. Rapidamente se integrou na sociedade parisiense e viu que, completando seus estudos, estaria em condições de disputar o mercado de trabalho competitivo como o daqui. Passou a se ocupar de menores em situação de risco.

Conversar com ele é um exercício de inteligência e memória. Quer saber tudo que se passa na terrinha, as condições sociais e políticas. Situação do povo e dos ricos. Reforma disso e daquilo. Candidatos e anticandidatos. Black block e maioria silenciosa. Com nossa conversa, permeada de participação de seus filhos, superamos com prazer a monotonia do dia primeiro do ano.

A noite foi dedicada a um concerto muito bom, na igreja St Julien le Pauvre. Passei lá duas horas antes da sessão, porque no ano passado não consegui entrar de tão grande era a procura. Desta vez, talvez por ser ópera, talvez por ser o primeiro dia do ano, normalmente dedicado à preguiça, havia muitos lugares vazios e eu pude me alojar confortavelmente. O contra tenor Nguyen Duy-Thông e o pianista Laurent Collobert fizeram a festa dos ouvidos e da alma.




Um comentário:

  1. "Conversar com ele é um exercício de inteligência e memória. " Acho que faltou uma falinha desse amigo... eu pelo menos, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir