sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Este não é um blog de viagens
  Acontece que, durante o período das aulas, sobra pouco ou nenhum tempo para outras atividades além das aulas. Então estou começando esse blog hoje, durante o voo para Paris, primeiro momento livre desde o fim das aulas. Primeiro tempo de descontração neste semestre corrido. Fazem uns quinze minutos que o Airbus 330 decolou do aeroporto do Galeão. Um simpático atendente me informou que o encosto deste assento não inclina para trás, mas é a poltrona que desliza. Brinquei um pouco com esse mecanismo e pedi um guaraná light. Não tem. Só Coca. Não reclamei. Me contentei que ele tenha tomado conhecimento da minha preferência por guaraná.

Eles informaram pelo sistema de som quantas horas nós vamos passar dentro desse cubículo. Mas não entendi nada do que ele disse em francês nem em português. Quando ele disse a mesma coisa em inglês e alemão, me recusei a prestar atenção em sinal de protesto pela qualidade do som de bordo. Lembro-me de que são intermináveis 11 horas de voo durante as quais fico hipnotizado pelo relógio. Trata-se de um processo auto alienante, porque o tempo não vai mais rápido quando eu tomo conta dele. Acho até que vai mais devagar. Mas não consigo evitar.

Devemos chegar amanhã, por volta de onze horas, a tempo de almoçar um filé de vaux com vinho francês. Gosto do Bordeau. O filé de vaux pode ser negligenciado se a oferta do dia for mais atraente. De noite, vou a Saint Maure para passar o réveillon com amigos que moram por aqui. Vai ser bom porque são amigos de quem eu gosto muito. Está combinado fazer a troca de presentes no sistema de amigo oculto. O presente não pode custar mais de 5 euros. Fiz a conversão e comprei uma boneca de 25 reais, porque não achei nada interessante de 15 reais.

Retornando ao início do post, a intenção é fazer um blog de arte e política. Se conseguir encontrar um denominador comum entre esses dois campos, vai ser a glória, porque são temas que caminham em direções diferentes. Mas são os dois temas que sempre me apaixonaram. Espero encontrar mais alguém que também se interesse por esses assuntos. Teremos então oportunidade de trocarmos ideias.

9 comentários:

  1. Olá meu querido....adorei sua narrativa viajante, me envolvi em suas observações,até mesmo me diverti...sutil sua arte de falar de politica.Abraços carinhosos e bonne annee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, não nos vemos desde os temos de S. Francisco ambientalista! Bonne année pra você também.

      Excluir
    2. É verdade...e o projeto continua,em Mircea Eliade.

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa do blog! Também tenho grande interesse tanto pela arte quanto pela política... tenho certeza que suas narrativas nos conduzirão de maneira leve e inteligente por ambos os campos!
    Feliz 2014,
    Au revoir!

    Fernanda Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, arte e política, tudo é comunicação. Que bom reencontrá-la. Um muito feliz 2014 pra vc.

      Excluir
  3. Feliz em reencontra-lo, virtualmente, e escrevendo. É sempre bom saber das suas andanças narradas com um visar especial: arte e política. Também gostei da iniciativa do Blog. Boa sorte e feliz aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, ando de oito horas da manhã até as vinte horas. Depois não consigo fazer mais nada. Aí é hora do blog. Sentado pra descansar e fazendo alguma coisa porque é muito cedo pra dormir. Muitas felicidades pra vc em 2014.

      Excluir
  4. O blog está ótimo como tudo o que você costuma fazer. Sempre me diverto com seu estilo e sensibilidade de narrar coisas simples. Tenho certeza que vou aprender muito acompanhando seus textos.
    Fique com a inveja do legítimo sol brasileiro que eu fico com a inveja do solo e frio francês.

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog. O frio aqui não está muito forte, entre 7 e 13 graus.

      Excluir