domingo, 16 de março de 2014


Os franceses, a Bossa Nova e a ditadura militar no Brasil (1964)

Passei na casa da Elisa e do Marc pra ouvir o programa radiofônico organizado pela Rita, Rêveries Brésiliennes, cuja abertura é reproduzida no vídeo abaixo.
 

O interesse especial era motivado por eu ter dado entrevista à Rádio Larzac. Na edição do dia 18 de fevereiro, nós conversamos sobre a implantação da ditadura militar no Brasil e sobre as primeiras reações populares. No programa do dia 25, o assunto, entre vários outros, foi a minha experiência de prisão e a decadência da ditadura. No terceiro programa da série, eu li um trecho do livro Desesquecimentos. A expectativa também existia pra ouvir as belas canções daquele momento.

Você pode ouvir os programas aqui: Rêveries Brésiliennes. A bossa nova está em gravações originais e a conversa, com meus comentários sobre aquele triste momento da realidade brasileira, em francês, com exceção do trecho do livro que eu li em português e a Rita fez a gentileza de traduzir.
 
Programa interessante, vale a pena dedicar um tempinho pra ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário