domingo, 13 de julho de 2014


Isolamento e proteção: piano e feltro

Esse ambiente, tardio na obra de Beuys, foi concebido em 1985 para o espaço da galeria londrina Anthony d’Offay. Sua apresentação atual retoma a configuração original. Promessa (Plight) faz referência a um acontecimento preciso: para atenuar os barulhos do trabalho de um imóvel vizinho, Beuys havia prometido à direção da galeria realizar uma obra que opusesse o silêncio ao barulho.

A instalação compõe-se de dois espaços atapetados de espessos rolos de feltro. No interior, o visitante experiencia uma sensação de calor e uma impressão de isolamento que, ao mesmo tempo, protege-o e corta suas ligações com o mundo. Absorvendo os sons, o feltro torna incongruente a presença naquele espaço de um piano de concerto mudo, sobre o qual estão dispostos um quadro negro e um termômetro.

A ambivalência e a complexidade da obra estão presentes desde seu título, que faz alusão à ideia de constrangimento, de dever, mas anuncia uma promessa (Centro Pompidou, Coleções Contemporâneas, dezembro de 2013).

Joseph Beuys, Promessa (Plight) (1985)

Um comentário:

  1. Curioso constrangimento este de Beuys: constrangimento da vida mesma em seu curso - silêncio rompido e som emudecido.

    ResponderExcluir