terça-feira, 16 de setembro de 2014


A instalação por fora

Fundado em 1977, o Centro Pompidou é sem dúvida um dos ícones da pós-modernidade na arquitetura. Depois de um intenso debate público sobre o que fazer com o vazio deixado pela transferência para a periferia do centro atacadista de distribuição de alimentos (Les Halles), procurou-se uma mediação entre comércio e cultura. Assim, no gigantesco buraco deixado pela remoção, foi construído um shopping center e o Centro Pompidou. O complexo cultural foi projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers que tornaram aparentes as estruturas e os equipamentos do prédio, considerando que esses elementos têm dimensão e volume estéticos. Pelo lado de fora, o Centro Pompidou também pode ser visto como uma instalação.

A crítica mais contundente que se faz à opção pela arquitetura high tech no caso é o fato de o edifício estar localizado no centro de Paris, portador de uma clara unidade arquitetônica, resultado da reforma urbana realizada sob a direção de Haussmann no final do século XIX.

Criticado ou elogiado, o Centro Pompidou, ao lado da torre Eiffel e do Museu do Louvre, é um dos pontos turísticos mais visitado de Paris.
 

Um comentário:

  1. Olá Avelino, reúno-me àqueles que o abraçam neste momento em que você se despediu de sua mãezinha. Nos alegramos, entretanto, pela vida profícua, longa e honrada que ela teve.

    ResponderExcluir