Isolamento e proteção: piano e feltro
Esse ambiente, tardio na obra de Beuys, foi concebido
em 1985 para o espaço da galeria londrina Anthony d’Offay. Sua apresentação
atual retoma a configuração original. Promessa
(Plight) faz referência a um
acontecimento preciso: para atenuar os barulhos do trabalho de um imóvel
vizinho, Beuys havia prometido à direção da galeria realizar uma obra que opusesse
o silêncio ao barulho.
A instalação compõe-se de dois espaços atapetados de
espessos rolos de feltro. No interior, o visitante experiencia uma sensação de
calor e uma impressão de isolamento que, ao mesmo tempo, protege-o e corta suas
ligações com o mundo. Absorvendo os sons, o feltro torna incongruente a
presença naquele espaço de um piano de concerto mudo, sobre o qual estão
dispostos um quadro negro e um termômetro.
A ambivalência e a complexidade da obra estão
presentes desde seu título, que faz alusão à ideia de constrangimento, de
dever, mas anuncia uma promessa (Centro
Pompidou, Coleções Contemporâneas, dezembro de 2013).
Joseph Beuys, Promessa (Plight) (1985) |
Curioso constrangimento este de Beuys: constrangimento da vida mesma em seu curso - silêncio rompido e som emudecido.
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